Skip to main content
AdvocaciaDestaquesNotíciasSubseções

#SerOABSP/CAASP: Os 28 anos de Célia Aparecida Batista Santos no Sistema OAB SP/CAASP

By 30 de dezembro de 2020fevereiro 10th, 2021No Comments

 

“A OAB me inspirou muito”, comenta a advogada e Secretária da Presidência da CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), Célia Aparecida Batista Santos, que começou sua trajetória profissional na Subseção de São Bernardo do Campo em 1992, como aprendiz, quando tinha apenas 16 anos de idade. De lá pra cá, já são 28 anos de história dentro do Sistema OAB SP/CAASP.

“Comecei como aprendiz na Subseção de São Bernardo do Campo, era 1992, e o mandato do então Presidente da Subseção, Dr. Jairo Oliveira, chegava ao fim. Contudo, como ele gostaria muito que eu continuasse na Ordem, registrou em ata seu desejo, que acabou se tornando realidade e, em janeiro de 1993, fui contratada”, relembra Célia.

No início, ela realizava trabalhos nas salas da Subseção de São Bernardo do Campo, no Fórum Cível e Criminal, e depois na Casa do Advogado. Foi ali que começou a atuar na recepção, junto com a Diretoria e, posteriormente, passou a ser a líder da Subseção. 

Ao longo dos anos, Célia teve a oportunidade de trabalhar com diversos presidentes, mas quem marcou sua trajetória foi Ferdinando Cosmo Credidio. “Quem me impulsionou para o Direito, quem investiu em mim mais do que eu mesma acreditava, foi o Dr. Ferdinando Credidio. Ele foi muito especial para mim”, conta.  

“Eu tinha acabado de perder meu pai e precisava trabalhar para ajudar minha mãe e meus irmãos. Ferdinando sempre me apoiou e me incentivou muito. Certo dia ele me disse: por mais que você seja nova e nessa época a gente não sabe muito o que buscar, eu te incentivo a fazer Direito. Pois o conhecimento é uma coisa que ninguém nunca pode te tirar”, relembra Célia. Esse ensinamento ela carrega para a vida, e faz questão de afirmar isso.

Determinada, incentivada e inspirada pelo ambiente em que trabalhava, Célia começou a estudar Direito. “Sou muito grata por tão jovem ter tido a oportunidade de estar em um lugar em que acreditaram em mim, fui incentivada e pude fazer dali minha carreira”. Mantendo um relacionamento próximo com os ex-Diretores da Subseção, Célia recorda com muito carinho da gestão de Fernando Guimarães de Souza, “um grande profissional e amigo a quem sou muito grata por todo o apoio”, comenta. 

Há dois anos, Célia trocou a Subseção de São Bernardo do Campo pela Secretaria da Presidência da CAASP. “Lembro como se fosse hoje, estávamos no auditório da Subseção de São Bernardo do Campo, acompanhando o final da apuração dos votos e quando saiu a notícia que o Dr. Davanzo tinha sido eleito Presidente da CAASP, fiquei muito feliz, pois ele já havia sido um ótimo gestor na Subseção. Hoje sou imensamente grata ao Dr. Davanzo pelo voto de confiança, pela amizade e por estar vivendo esse novo momento em minha vida profissional“, comenta com alegria.

Para Célia, a OAB SP, a Subseção de São Bernardo do Campo e a CAASP são extensões da sua casa. Quando perguntada qual mensagem ela gostaria de deixar aos leitores, Célia diz: “ainda que fora dos holofotes, todos devemos efetuar o melhor que pudermos, onde estivermos, esse sempre será o melhor cartão de visitas”.