AdvocaciaDestaques

OAB SP disponibiliza certificação digital em suas Subseções pelo menor preço de mercado

By 4 de dezembro de 2020março 3rd, 2021No Comments
Em dez anos, foram emitidos cerca de 357 mil certificados para a Advocacia paulista – 26% deles nos últimos dois anos

Desde 2010, a OAB SP vem implementando a certificação digital em suas Subseções espalhadas pelo Estado de São Paulo. Só nos últimos dois anos, o serviço foi implementado em metade delas. O crescente investimento da entidade em infraestrutura tecnológica é motivado pela revolução digital jurídica vivida pelos escritórios de Advocacia e pelo Sistema Judiciário brasileiro.

Na Justiça Estadual, por exemplo, o índice de processos sem papel chega a 82,6%, de acordo com o relatório de 2019 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Nesse cenário, a certificação digital tornou-se imprescindível para a Advocacia dar celeridade a seu trabalho, pois torna possível dar andamento a diversos processos remotamente, como visualizar autos e realizar peticionamento eletrônico, com validade jurídica assegurada pela legislação.

Contudo, vale ressaltar duas vertentes na revolução digital jurídica que caminham lado a lado: a dos escritórios de Advocacia e a do Sistema Judiciário. O Sistema Judiciário investe em plataformas jurídicas, como o E-Saj, Projudi, E-Proc e PJE, com a finalidade de agilizar processos, e a Advocacia paulista precisa se adequar rapidamente para conseguir atender o cidadão e manter a sua atividade profissional.

Por isso, pensando no suporte à Advocacia paulista, composta por mais de 400 mil profissionais, a OAB SP intensificou, nos últimos dois anos, seus esforços para trazer serviços de qualidade a um preço abaixo do praticado no mercado, além de disseminar conhecimento por meio de cursos gratuitos e materiais de apoio. O objetivo é auxiliar e facilitar o trabalho operacional, principalmente dos escritórios de pequeno e médio porte, para que o profissional possa ter foco em questões estratégicas do exercício profissional, utilizando a tecnologia a seu favor.

Atualmente, o Sistema Judiciário brasileiro conta com cerca de 80 milhões de processos em estoque, e cerca de 85% deles já tramitam no formato digital, volume que tem aumentado os investimentos em novas ferramentas e plataformas. De acordo com estudo da Zion Market Research, o investimento em inteligência artificial no Direito deve aumentar em 1.000% até 2026.