CAASPDestaquesNotíciasSaúde e Benefícios

No mês de aniversário da Caixa de Assistência, advocacia ganha frete grátis em compras na CAASPShop

By 30 de janeiro de 2021fevereiro 10th, 2021No Comments

A Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo comemora 85 anos de atividades isentando a advocacia do pagamento de frete nas compras acima de 100 reais na CAASPShop (www.caaspshop.com). A medida vale para quaisquer produtos adquiridos na loja virtual de 1º a 28 de fevereiro. Fundada em 3 de fevereiro de 1936, a CAASP possui uma história de evolução contínua, desde um fato inusitado que gerou sua criação até o desenvolvimento de uma gama diversificada de benefícios e serviços, entre os quais a venda de medicamentos e livros por meio digital.

O advogado João da Silva Neves Manta, involuntariamente, motivou o surgimento da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo. No dia 7 de dezembro de 1935, doente e sem trabalho, ele foi encontrado deitado sobre jornais numa casa sem luz elétrica no bairro da Vila Mariana, em São Paulo. O médico da Assistência Pública, que o socorreu e o identificou como advogado, entrou em contato com a OAB SP antes de removê-lo para a Santa Casa de Misericórdia. A Secional preocupou-se em assistir o advogado, cuidou de sua transferência para a Casa de Saúde Santa Rita, onde foi internado em um quarto modesto e tratado de congestão pulmonar agravada pela idade avançada.

O episódio envolvendo João da Silva Neves Manta comoveu os dirigentes da Ordem paulista de então: quantos advogados se encontrariam em situação parecida? Como a Secional poderia ajudá-los?

Diante de tais indagações, o então presidente da OAB-SP, Azevedo Marques, propôs a criação de uma comissão que tratasse de assistência e pagamento de despesas referentes a advogados carentes – era o embrião da CAASP. Em 3 de fevereiro de 1936, o Conselho Seccional aprovou a instituição e o regulamento da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, o qual definia sua principal atribuição: “prestar auxílio aos membros da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo necessitados, em casos de invalidez, enfermidade ou penúria”.

Depois de quase meio século gerida pela Secional, a Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo ganharia autonomia administrativa em abril 1980. Para o então presidente da OAB SP, Mário Sérgio Duarte Garcia, alterações eram necessárias para assegurar à CAASP mais agilidade na prestação de serviços e na concessão de benefícios pecuniários. O primeiro presidente da Caixa de Assistência, Jayme Queiróz Lopes, hoje dá nome ao prédio-sede da entidade.

“Temos orgulho de, ao lado de outros nove diretores e diretoras, integrar um seleto rol de colegas que dirigiram a maior entidade assistencial de classe do país, cujo histórico de serviços à advocacia é inigualável. Cumprimos honrados a sublime missão de servir à classe”, afirma o presidente da entidade, Luís Ricardo Vasques Davanzo.

“São 85 anos de dedicação à advocacia e apoio aos colegas mais carentes. A história da Caixa de Assistência, sua diversificação e seu crescimento ao longo do tempo se confundem com o progresso da advocacia paulista”, diz a vice-presidente Aline Fávero.

Em 2021, Caixa de Assistência está pronta para mais um ano repleto de atividades para a advocacia, muitas delas de caráter inovador, como exige a pandemia do novo coronavírus. Tais atividades assegurarão, dentro de uma realidade ainda nova, serviços de saúde, esporte, entretenimento e cultura à Advocacia de todo o Estado, sem que deixe de priorizar advogados e advogadas vitimados pelo infortúnio, impedidos de exercer a profissão por problemas de saúde.

Loja virtual – Em 2020, ano da consagração definitiva dos meios digitais, CAASPShop migrou (www.caaspshop.com) para uma nova plataforma, cujos recursos tecnológicos possibilitam consultas e aquisições ainda mais céleres. A nova plataforma de e-commerce da Caixa de Assistência, que não cobrará pelo frete em fevereiro de 2021, tem visual mais moderno, navegação e busca mais ágeis, permitindo à advocacia adquirir livros jurídicos ou da literatura em geral, medicamentos e artigos de perfumaria pelos mesmos preços das lojas físicas da entidade, tudo isso numa experiência virtual sem complicações.

“2021 começa com a vacinação contra a Covid-19 em seus primeiros passos, o que reforça nossa esperança em dias melhores. Nada do que acontecer, contudo, reduzirá de imediato a necessidade de certo distanciamento social, o que reforça a importância dos meios digitais de compra e venda. A CAASPShop nunca foi tão importante para a advocacia”, afirma o secretário-geral da Caixa de Assistência, Antônio Ricardo Miranda Júnior, diretor responsável pelo serviço.