Skip to main content
AdvocaciaCidadaniaDestaques

Coordenadorias Regionais da Comissão da Mulher Advogada da OAB SP realizam escuta das advogadas das Subseções paulistas

By 11 de dezembro de 2020No Comments

Das cerca de 300 mil inscrições em exercício na OAB SP, quase 51% são de advogadas. Para ampliar a construção de ações institucionais e políticas de valorização das advogadas na entidade, em 2016 foram criadas as Coordenadorias Regionais, dentro da estrutura da Comissão Estadual da Mulher Advogada. Atualmente lideradas por Myrian Ravanelli, que também é Vice-Presidente da Comissão Estadual da Mulher Advogada, a proposta é realizar um trabalho mais próximo do cotidiano das 247 Subseções paulistas.

Em agosto deste ano, as Coordenadorias Regionais iniciaram um processo de escuta ativa das Subseções, intitulado “Vozes que Constroem, Atitudes que Representam”, em parceria com a CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo) – representada pela Vice-Presidente da Caixa, Aline Silva Fávero. O objetivo foi mapear necessidades e realidades e construir ações e projetos de forma compartilhada e colaborativa, respeitando a autonomia e especificidade de cada localidade. O processo foi feito junto a membros das Subseções e das Comissões da Mulher Advogada locais.

O resultado foi apresentado em reunião virtual, na última quarta (2/12), por Myrian Ravanelli. Para sistematizar o resultado do processo de escuta, as demandas das advogadas foram organizadas em quatro eixos:

EIXO 1 – Saúde mental, emocional e física: questões sobre trabalho intenso na Advocacia e jornada dupla (familiar e profissional), que despertavam preocupação antes mesmo da pandemia e recrudesceram com a crise sanitária.

EIXO 2 – Violência contra as mulheres advogadas e não advogadas: questões sobre prerrogativas, conscientização sobre assédio, violências e violações de direitos humanos, plantonistas para assistência judiciária e uso da plataforma Bee Touch para apoio em saúde mental. A plataforma está disponível para a Advocacia paulista por meio de parceria com a CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo).

EIXO 3 – Fomento à participação da mulher advogada: questões sobre empreendedorismo, capacitação profissional, uso de ferramentas tecnológicas, aplicação de recursos e publicidade, compartilhamento de projetos, estruturas físicas (como fraldários e espaços kids), regionalização das reuniões da Comissão Estadual da Mulher Advogada e maior participação das mulheres nas prerrogativas e no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB SP

EIXO 4 – Igualdade racial: combate à discriminação e segregação étnico-racial, com respeito à dignidade humana, dentro da entidade e também em toda a sociedade

“Queremos auxiliar a gestão na compreensão e construção de propostas de políticas institucionais que visam o fortalecimento da atuação das advogadas, além de reafirmar o compromisso de defesa dos direitos das mulheres, também não advogadas, apoiando pautas e reivindicações, sempre com o intuito de solidificar a participação da mulher em todos os segmentos da sociedade”, explicou Myrian na reunião. A partir dos resultados, serão estruturados grupos de trabalho, ações e projetos para as mulheres advogadas e também não advogadas.

Participaram da reunião o Presidente da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos; a Conselheira Federal pela OAB SP e Vice-Presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB, Alice Bianchini; a Diretora Secretária-Geral Adjunta da OAB SP, Margarete de Cássia Lopes; a Diretora Tesoureira da OAB SP, Raquel Elita Alves Preto; e a Presidente da Comissão Estadual da Mulher Advogada, Claudia Patricia de Luna Silva. Também participaram o Presidente da CAASP, Luís Ricardo Vasques Davanzo; a Vice-Presidente da CAASP, Aline Silva Fávero; e a Diretora da CAASP, Raquel Tamassia Marques.